O
Teatro Ocidental tem origem nos festivais religiosos gregos em
honra a
Dionísio, a partir do século VII a.C. Os cânticos eram entoados
por um
coro, conduzido por um solista, o corifeu.
No século VI a.C., na Grécia, surge o primeiro ator quando o
corifeu Téspis
destaca-se do coro e, avançando até a frente do palco,
declara estar
representando o deus Dionísio. É dado o primeiro passo para o
teatro como
o conhecemos hoje. Em Roma os primeiros jogos cênicos datam de
364 a.C.
A primeira peça, traduzida do grego, é representada em 240 a.C.
por um
escravo capturado em Tarento. Imita-se o repertório grego,
misturando
palavra e canto, e os papéis são representados por atores
masculinos mascarados,
escravos ou libertos.
Grécia
Do
século VI a.C. ao V d.C., em Atenas, o tirano Pisístrato
organiza
o primeiro concurso dramático (534 a.C.). Apresentam-se
comédias, tragédias
e sátiras, de tema mitológico, em que a poesia se mescla ao
canto e à
dança. O texto teatral retrata, de diversas maneiras, as
relações entre
os homens e os deuses.
No primeiro volume da ''Arte poética'', Aristóteles
formula as
regras básicas para a arte teatral: a peça deve respeitar as
unidades
de tempo (a trama deve desenvolver-se em 24h), de lugar (um só
cenário)
e de ação (uma só história).
Autores gregos - Dos autores de que se possuem peças inteiras, Ésquilo
''Prometeu acorrentado'' trata das relações entre os homens, os
deuses
e o Universo. Sófocles ''Édipo'' e Eurípides
''Medéia''
retratam o conflito das paixões humanas.
Do final do século IV a.C. até o início do século III a.C.,
destacam-se
a "comédia antiga" de Aristófanes ''Lisístrata'', que
satiriza as tradições e a política atenienses; e a "comédia
nova",
que com Menandro ''O misantropo'' critica os costumes.
Ésquilo (525 a.C.?-456 a.C.?) nasce numa família nobre ateniense
e luta
contra os persas. Segundo Aristóteles, é o criador da
tragédia
grega. Escreve mais de noventa tragédias, das quais sete são
conhecidas
integralmente na atualidade - ''As suplicantes'', ''Os persas'',
''Os
sete contra Tebas'', ''Prometeu acorrentado'' e a trilogia
''Orestia'',
da qual fazem parte Agamenon, ''As coéforas'' e '' Eumenides''.
Sófocles (495 a.C?-406 a.C.) vive durante o apogeu da cultura
grega. Escreve
cerca de 120 peças, das quais sete são conservadas até hoje,
entre elas
''Antígona'', ''Electra'' e ''Édipo Rei''. Nesta última, Édipo
mata o
pai e casa-se com a própria mãe, cumprindo uma profecia.
Inspirado nessa
história, Sigmund Freud formula o complexo de Édipo.
Eurípides (484 a.C.?-406 a.C.) é contemporâneo de Sófocles
e pouco
se sabe sobre sua vida. Suas tragédias introduzem o prólogo
explicativo
e a divisão em cenas e episódios. É considerado o mais trágico
dos grandes
autores gregos. Em sua obra destacam-se ''Medéia'', ''As
troianas'', ''Electra'',
''Orestes'' e ''As bacantes''.
Aristófanes (450 a.C.?-388 a.C?) nasce em Atenas, Grécia. Sua
vida é pouco
conhecida, mas pelo que escreve se deduz que teve boa educação.
Sobrevivem,
integralmente, onze de cerca de quarenta peças. Violentamente
satírico,
critica as inovações sociais e políticas e os deuses em diálogos
inteligentes.
Em ''Lisístrata'', as mulheres fazem greve de sexo para forçar
atenienses
e espartanos a estabelecerem a paz.
Espaço cênico grego - Os teatros são construídos em áreas de
terra batida,
com degraus em semicírculo para abrigar a platéia. A área da
platéia é
chamada de teatron e o conjunto de edificações recebe o nome de
odeion.
O palco é de tábuas, sobre uma armação de alvenaria, e o cenário
é fixo,
com três portas: a do palácio, no centro; a que leva à cidade, à
direita;
e a que vai para o campo, à esquerda. Essa estrutura de palco
permanecerá
até o fim da Renascença. Na fase áurea, teatros, como o de
Epidauro, perto
de Atenas, já são de pedra e situam-se em locais elevados,
próximos aos
santuários em honra a Dionísio.
Roma
C.),
além de dramaturgo romano, possivelmente
trabalha também como ator. Adapta para Roma enredos de peças
gregas e
introduz nos textos expressões do dia-a-dia, além de utilizar
uma métrica
elaborada. Seus textos alegres são adaptados várias vezes ao
longo dos
séculos e influenciam diversos autores posteriores, entre eles
Shakespeare
e Molière.
Espaço cênico romano - Até 56 a.C. as encenações teatrais
romanas são
feitas em teatros de madeira; depois, surgem construções de
mármore e
alvenaria, no centro da cidade. Com o triunfo do cristianismo,
os teatros
são fechados até o século X.
O Teatro Ocidental tem origem nos festivais religiosos gregos em
honra
a Dionísio, a partir do século VII a.C. Os cânticos eram
entoados por
um coro, conduzido por um solista, o corifeu.
No século VI a.C., na Grécia, surge o primeiro ator quando o
corifeu Téspis
destaca-se do coro e, avançando até a frente do palco,
declara estar
representando o deus Dionísio. É dado o primeiro passo para o
teatro como
o conhecemos hoje. Em Roma os primeiros jogos cênicos datam de
364 a.C.
A primeira peça, traduzida do grego, é representada em 240 a.C.
por um
escravo capturado em Tarento. Imita-se o repertório grego,
misturando
palavra e canto, e os papéis são representados por atores
masculinos mascarados,
escravos ou libertos
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